SURREALISMO I

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SURREALISMO I

Mensaje por EURIDICE CANOVA el Jue Ene 03, 2013 1:52 pm



1. SURREALISMO
2. Dalí Rosto de Mae West podendo ser utilizado como apartamento surrealista 1934-1935 Coisas Surreais eu tento criar coisas fantásticas coisas mágicas coisas como num sonho o mundo precisa de mais fantasia Salvador Dalí
3. Contexto histórico Fim da Primeira Guerra Mundial; a Europa vive um período de instabilidade política, social e ideológica. Revolução Russa, levou a classe operária pela primeira vez ao poder, fazendo com que o mundo capitalista se sentisse ameaçado. Os valores tradicionais passaram a ser mais intensamente questionados, o que, no meio artístico, levou à busca de novas formas de analisar e representar a realidade. Manifestações artísticas surgem como novas alternativas dentro de um mundo angustiado com a guerra, que foi de muitas batalhas e mortes.
4.
5. Num ambiente totalmente fragilizado, aparece o Surrealismo. Desestabilizador e desestruturador de toda a ideia de cultura existente até então, propõe a junção de imagens bizarras com o intuito de escandalizar e chocar a sociedade; a deformação intencional da realidade. Contexto histórico
6. O surrealismo foi um movimento artístico fundado na França, pelo poeta André Breton, na década de 1920. Propunha o automatismo puramente físico, através do qual se pretendia expressar, verbalmente, por escrito, ou de outra forma, a verdadeira função do pensamento.  O termo “surrealismo” foi gerado na obra de Apollinaire, e significava uma “arte que ultrapassava as aparências, desobrigada da fidelidade para com o real” ou simplesmente um termo que representasse o “ além do real”.
7. André Breton Manifesto Surrealista Restauração dos sentimentos humanos e do instinto como um ponto de partida para uma nova linguagem artística. A livre associação e análise dos sonhos – ambos métodos da psicanálise freudiana – procedimentos básicos do surrealismo Automatismo – qualquer forma de expressão onde a mente não exerce qualquer tipo de controle – por meio de formas abstratas e/ou figurativas simbólicas.
8. As suas origens Pintura Metafísica (De Chirico) Dadaísmo
9. Surrealismo - 1921 ( a costela do Dadaísmo) Pintura Metafísica (De Chirico) CARACTERÍSTICAS COMUNS - Amor ao protesto - Valorização do improviso - Espontaneidade no manejo da linguagem OS SURREALISTAS EXPLORARAM - A relação da linguagem e da arte com o inconsciente, os sonhos, o sobrenatural, a loucura e os estados alucinatórios. Tudo o que fosse o reverso da lógica e fora do controle da consciência. - O emprego passional e irracional das imagens, em busca de representar um mundo em que a realidade e a força inconsciente da imaginação se misturem.
10. Técnicas: ARTES PLASTICAS : colagem, frottage, decalcomania. LITERATURA : escrita automática. GERAL : associação livre, automatismo, abordagem intelectual coletiva, colocação de objectos familiares em novos contextos.
11. “ A criatividade deveria alimentar-se aos níveis mais profundos do inconsciente, dos sonhos e alucinações e a mesmo tempo excluir o pensamento racional. Era preciso banir a razão, o gosto e a vontade consciente do processo criativo.” Ideais: (André Breton)
12. ARTISTAS DO MOVIMENTO SURREALISTA SALVADOR DALÍ MAX ERNST RENÉ MAGRITTE ANDRÉ MASSON JUAN MIRÓ JEAN HARP
13. Artes plásticas Foi através da pintura que as ideias do surrealismo foram melhor expressas. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos colocaram as suas emoções, o seu inconsciente e representavam o mundo concreto.
14. O movimento artístico dividiu-se em duas correntes: A primeira, representada principalmente por Salvador Dalí, trabalha com a distorção e justaposição de imagens conhecidas. A sua obra mais conhecida neste estilo é A Persistência da Memória. Os artistas da segunda corrente libertam a mente e dão vazão ao inconsciente, sem nenhum controle da razão . Joan Miró e Max Ernst representam muito bem esta corrente. As telas saem com formas curvas, linhas fluidas e com muitas cores.
15. Salvador Dalí Nascido na cidade catalã de Figueres, na Espanha, começou a pintar por volta dos 13 anos. Cinco anos depois, em 1922, Salvador Dalí mudou-se para Madrid, onde ingressou na Academia de San Francisco e conheceu o poeta Federico Garcia Lorca e o futuro cineasta Luis Buñuel.
16. Salvador Dalí Insere-se no movimento em 1929, com a ajuda d a russa Elena Dimitrievna Diakonova (Gala). Dez anos mais velha do que ele, Gala fica com Dalí até o último dia de sua vida. No início da Segunda Guerra, em 1940, Dalí e Gala mudaram-se para os Estados Unidos. O casal permaneceu nos EUA até 1955.
17. Salvador Dalí A partir de 1982, com a morte de Gala, Salvador Dalí tornou-se um homem recluso, abatido pelo Mal de Parkinson. Dalí viveria até 1989.
18. Salvador Dalí Influenciado pelo Cubismo de Gris e Pintura Metafísica de De Chirico. Método CRÍTICO-PARANÓICO (recusa da lógica que rege a vida humana). Ambiguidade das imagens. Descrédito da realidade – cenas absurdas e ilógicas – imagens dos sonhos e alucinações. Dualidade: a técnica académica CONTRASTA com um MUNDO ONÍRICO representado com realismo. O IMAGINÁRIO, o IRREAL são representados de maneira estranha e alucinatória. A pinturas parecem fotografias de sonhos pintadas á mão. Imagens freqüentes: Figuras de dorsos humanos / girafas / relógios / reprodução de figuras mitológicas inspiradas em artistas de outras épocas, como Bosch, Rafael, Da Vinci, Michelangelo, Velázquez, Vermeer Goya e Picasso. TEMAS: políticos, religiosos e sexuais.
19. Salvador Dalí
20. Salvador Dalí Persistência da memória, 1931
21. Salvador Dalí
22. Salvador Dalí
23. Salvador Dalí Prenunciação da guerra civil
24. Salvador Dalí
25. Salvador Dalí O enigma do desejo – minha mãe, minha mãe, minha mãe (1929)
26. Salvador Dalí A acumulação do desejo, 1929
27. Salvador Dalí A persistência da memória (1931)
28. Salvador Dalí O grande masturbador (1929)
29. Salvador Dalí Descoberta da América por Cristóvão Colombo
30. Salvador Dalí O sono, 1937
31. Salvador Dalí O sono1, 1937
32. Salvador Dalí Salvador Dali - Criança Geopolítica assistindo ao nascimento do novo homem (1943)
33. Salvador Dalí A tentação de Santo Antônio (1945)
34. Salvador Dalí Cristo de São João da Cruz (1951)
35. Salvador Dalí Última ceia (1955) Última ceia (1495 -1497)
36. Salvador Dalí Vénus de Milo (1936) Vénus de Milo (130 a.C.
37. Salvador Dalí
38. Salvador Dalí Auto-retrato mole com bacon frito - 1941
39. Juan Miró 1912 contacto com obras impressionistas e fauvistas francesas. Traços nítidos, formas sinceras nas aparência, mas difíceis de serem elucidadas. Dedicou-se também à cerâmica e à escultura.
40. Juan Miró
41. Juan Miró
42. Juan Miró
43. Juan Miró
44. Juan Miró
45. Na França, conhece André Breton, um dos fundadores do Surrealismo. Participou activamente desse movimento, até romper com o mesmo em 1954. Lutou na 1ª guerra mundial pela Alemanha. Teve a sua primeira exposição em 1937, na Alemanha, denominada Arte Degenerada. Max Ernst
46. N asceu em 1891, em Brühl, Colónia, na Alemanha . Aos 15 anos já copiava paisagens de Van Gogh . fundou, em 1919, em Colónia, junto com Jean Arp, o grupo Dada. Uma reacção contra uma sociedade falida e destruída moralmente pela Primeira Guerra Mundial. Max Ernst
47. Pintor, escultor e poeta . Crítico em relação à sua própria criatividade e inspiração . Reflectia nas suas obras, que tentava compreender os próprios mistérios do processo criativo . Max Ernst
48. Max Ernst Quadro para jovens
49. Madonna de Sanzio Max Ernst Madonna de Ernst
50. Max Ernst Santa Cecília de Reni Santa Cecília de Ernst
51. Max Ernst La femme
52. Max Ernst Rei a brincar com a Rainha
53. Max Ernst O Elefante Celebes
54. Max Ernst kupferblech
55. Alberto Giacometti Nos anos 50, afastou-se do Surrealismo, e começou a criar figuras extremamente magras e alongadas, que são o marco da sua carreira. As suas formas poderiam ser vistas tanto como representações do corpo humano, quanto como objectos utilitários.
56. Mulher, 1927. Mulher, 1928. Alberto Giacometti
57. Objeto desagradável a ser jogado, 1931-32 Alberto Giacometti
58. Alberto Giacometti Mulher deitada que sonha,1929. A mulher colher,1926. Mulher degolada,1932.
59. Criador da Pintura Metafísica e precursor do Surrealismo . “ Antigamente, os pintores costumavam ser loucos e os compradores de pinturas espertos. Agora, os pintores são espertos e os compradores são loucos”. Giorgio de Chirico
60. Giorgio de Chirico A dúvida do poeta
61. Giorgio de Chirico Heitor e Andrómaca
62. René Magritte Magritte nasceu em Lessines, Bélgica, no dia 21 de novembro de 1898 Em 1916, ingressou na Académie Royale des Beaux-Arts, em Bruxelas Praticava o surrealismo realista, ou “realismo mágico”. Começou por imitar a vanguarda, mas necessitava de uma linguagem mais poética e viu-se influenciado pela pintura metafísica de Chirico
63. René Magritte Mudou-se para Paris em 1927, onde começou a se envolver nas atividades do grupo surrealista Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, ultilizou-se de processos ilusionistas
64. René Magritte Os Amantes - 1928
65. René Magritte La Découverte 1927
66. René Magritte
67. René Magritte
68. René Magritte
69. René Magritte
70. René Magritte
71. René Magritte
72. René Magritte
73. René Magritte
74. René Magritte La Belle Saison La Chateau des Pyrenees
75. René Magritte Le Chef d'Oeuvre Le Modele Rouge
76. René Magritte Seize Septembre (Der 16. September) Le Domaine d'Arnheim (Die Landgut von Arnheim)
77. René Magritte Golconde, 1953
78. René Magritte
79. René Magritte
80. René Magritte
81. René Magritte A porta para a liberdade
82. Literatura Poema-colagem de Breton Fotomontagem de Delacroix & Dellfina
83. Literatura Automatismo: escreviam quaisquer palavras que entrassem na sua mente. Não alteravam o que escreviam, pois isto seria uma interferência no puro acto de criação. Livre associação de ideias Colagens; poemas-colagens: Frases montadas com palavras recortadas de revistas e jornais e muitas imagens e ideias do inconsciente. Intenção do Surrealismo: misturar imagens e palavras. Dar dimensão visual à palavra.
84. Literatura Provérbio de Paul Eluard: "Elefantes são contagiosos". O Surrealismo é o único movimento moderno que experimentou a criação colectiva. Criação colectiva: faz-se circular uma folha de papel dobrada, na qual cada um deve escrever uma palavra. A frase que se lerá no final, representa o “pensamento inconsciente colectivo”. Cadavre exquis (“cadáver delicado”): Ao se desenhar em vez de escrever palavras, é possível criar as imagens mais absurdas.
85. Teatro e Cinema Teatro : - Procurava através das suas peças teatrais, livrar o espectador das regras impostas pela civilização e assim despertar o inconsciente da plateia. Uma das técnicas usadas pelo dramaturgo foi unir palco e plateia, durante a realização das peças Cinema: - Os cineastas também quebraram com o tradicionalismo cinematográfico. Demonstram uma despreocupação total com o enredo e com a história do filme. Os ideais da burguesia são combatidos e os desejos não racionais afloram
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